BNCC na Educação Infantil: Quais são os objetivos de aprendizagem para crianças de 4 e 5 anos?

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Isaac Gomes

Um explorador do mundo da educação.

BNCC na educação infantil garante evolução.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe um novo olhar para a educação infantil no Brasil. Desde sua implementação, ela organiza os processos de aprendizagem a partir de direitos de aprendizagem e campos de experiência, respeitando o desenvolvimento integral das crianças em cada faixa etária.

Mas na prática, o que isso significa para crianças com 4 e 5 anos? Quais são os objetivos esperados nessa etapa, e como os professores podem planejar atividades que realmente dialoguem com a proposta da BNCC?

Neste artigo, vamos esclarecer esses pontos e apresentar formas práticas de aplicar os objetivos da BNCC na rotina pedagógica da educação infantil.

A BNCC e a Educação Infantil

A educação infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 5 anos. A BNCC estabelece, como princípios dessa etapa, que o aprendizado deve ocorrer por meio de interações e brincadeiras, em ambientes que respeitem os direitos das crianças e favoreçam seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Para isso, a BNCC organiza os objetivos de aprendizagem a partir de faixas etárias (0 a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses) e os divide em 5 campos de experiência.

Quais são os objetivos da BNCC para crianças de 4 e 5 anos?

Para a faixa etária de 4 e 5 anos, os objetivos da BNCC são desdobramentos dos direitos de aprendizagem e estão organizados dentro dos seguintes campos de experiência:

📍 1. O eu, o outro e o nós

Esse campo busca o desenvolvimento da identidade, da autonomia e da convivência social. As crianças começam a entender melhor suas emoções, desejos e os limites do convívio em grupo.

Objetivos esperados:

  • Reconhecer e respeitar as diferenças entre as pessoas.
  • Expressar sentimentos e aprender a lidar com frustrações.
  • Participar de atividades coletivas com cooperação e escuta.

Atividade sugerida:
Rodas de conversa diárias com temas como “coisas que me deixam feliz”, incentivando a escuta ativa e a expressão emocional.

🎨 2. Traços, sons, cores e formas

Focado na exploração de linguagens artísticas, esse campo permite que as crianças desenvolvam sua criatividade e senso estético.

Objetivos esperados:

  • Manipular diferentes materiais (tinta, argila, papel, instrumentos musicais).
  • Expressar ideias e sentimentos por meio do desenho, pintura, dança, canto, modelagem.
  • Apreciar obras de arte e manifestações culturais.

Atividade sugerida:
Painel coletivo com pintura livre sobre uma história lida, permitindo o uso de diferentes materiais e interpretações.

🤸‍♂️ 3. Corpo, gestos e movimentos

Esse campo contempla o desenvolvimento da coordenação motora, consciência corporal e habilidades motoras amplas e finas.

Objetivos esperados:

  • Controlar movimentos do corpo em atividades como correr, pular, equilibrar-se.
  • Utilizar gestos e expressões para se comunicar.
  • Reconhecer partes do corpo e cuidar de sua higiene e saúde.

Atividade sugerida:
Circuito motor com diferentes desafios físicos (equilíbrio, salto, rastejar) e espaços sensoriais.

📚 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação

Aqui, a linguagem é o foco — tanto a oral quanto os primeiros contatos com a linguagem escrita. Estimula-se o pensamento simbólico, a oralidade e a escuta atenta.

Objetivos esperados:

  • Contar e recontar histórias com apoio de imagens ou objetos.
  • Formular hipóteses sobre a escrita.
  • Participar de rodas de leitura, ampliar vocabulário e desenvolver o gosto por livros.

Atividade sugerida:
Contação de história com reconto dramatizado pelas crianças usando fantoches ou adereços improvisados.

⏳ 5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Nesse campo, as crianças desenvolvem noções iniciais de matemática, tempo, espaço e natureza, com base na observação, manipulação e comparação.

Objetivos esperados:

  • Estimar e comparar tamanhos, quantidades e distâncias.
  • Compreender sequência de tempo (antes, durante, depois).
  • Observar fenômenos naturais e transformações do ambiente.

Atividade sugerida:
Criação de uma “linha do tempo do dia” com imagens das atividades diárias da turma (chegada, lanche, brincadeira, hora de ir embora).

Como planejar com base nos objetivos da BNCC?

O ponto-chave é entender que os objetivos da BNCC não são conteúdos prontos a serem “ensinados”, mas intenções educativas a serem vividas por meio de experiências reais. O educador deve observar, escutar e propor atividades que envolvam as crianças de maneira ativa, respeitando o ritmo e as características do grupo.

Dicas práticas:

  • Inicie o planejamento a partir dos interesses da turma.
  • Relacione os objetivos da BNCC com situações do cotidiano.
  • Utilize registros pedagógicos (fotos, falas, desenhos) para acompanhar o desenvolvimento.
  • Envolva as famílias no processo, mostrando que o brincar é aprendizado.

Conclusão

A faixa etária de 4 e 5 anos é um momento riquíssimo para o desenvolvimento infantil. Com base nos campos de experiência da BNCC, os educadores podem planejar atividades significativas, que respeitem a infância e contribuam para a formação de crianças mais seguras, criativas e conscientes.

Entender os objetivos da BNCC para a educação infantil é essencial para tornar o planejamento pedagógico mais coerente, leve e efetivo.

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